Osteopatia

A Osteopatia é uma forma de terapia manual que busca o equilíbrio do corpo, das suas estruturas (ossos, músculos, articulações, órgãos internos) e que favorece do seu bom funcionamento.

 Procura as causas da dor e do desconforto; as articulações rígidas, bloqueios e restrições de movimentos, as tensões musculares exageradas, disfunções viscerais (congestionamento, espasmo), as dificuldades circulatórias, e as alterações posturais.

Neste sentido, a primeira consulta requer uma avaliação atenta e registo dos antecedentes clínicos, por forma a enquadrar os sintomas presentes e definir o plano terapêutico adequado.

O tratamento devolve mobilidade e melhora a vascularização das regiões afetadas, alivia a tensão fascial e relaxa os músculos em questão, o que, consequentemente, melhora a sua função, ajudando o corpo a restabelecer-se de forma natural.

A abordagem osteopática compreende um amplo leque de técnicas manuais para as diferentes estruturas do corpo; dispõe de técnicas suaves e que são sempre adaptadas em função do contexto clínico, tendo em conta a idade e a fragilidade do paciente.